Gerenciamento de saúde é característica de Serviço de Enfermagem do Hospital São Marcos

Autor: Andréa Lopes Data: 26/01/2011 11:44
Tamanho da Letra
As inovações tecnológicas têm provocado importantes mudanças no contexto empresarial, com reflexos no mercado de trabalho, em especial, na área de saúde, constituindo-se em um desafio para o homem moderno que necessita promover sua adaptação, seu desenvolvimento pessoal e profissional para conviver nessa nova realidade.

Nessa perspectiva, a enfermagem passa por um repensar e uma redefinição de suas funções, de maneira a assegurar seu papel e seu compromisso com a sociedade que, nesse momento, aspira por maior qualidade na prestação da assistência à saúde.

É no contexto dessas mudanças que se situa as novas perspectivas da enfermagem, das políticas de saúde e do trabalho gerencial. O Hospital São Marcos, com suas fortes implicações sócio-políticas, econômicas e culturais, compõe um cenário no qual a gerência no trabalho do enfermeiro é uma característica essencial no enfrentamento dos desafios propostos por esse novo sistema de saúde.
 
Atualmente, com a ênfase na necessidade de reconstrução dos modelos de gestão, estão surgindo novas abordagens gerenciais como a gerência participativa e os programas de qualidade que preconizam, dentre outras, a descentralização das decisões e aproximação de todos os elementos da equipe de trabalho, oferecendo aos mesmos, oportunidades de participarem efetivamente da discussão e aperfeiçoamento constantes do processo de trabalho, ou seja, é delegada às equipes autonomia para desenvolver novos projetos e métodos de trabalho, formular políticas de pessoal bem como sugerir novas diretrizes para a organização.

Em virtude disto, foi criado um novo organograma da gerência de enfermagem que passou a contar com o apoio das coordenações de enfermagem em oncologia, em clínica médica, em cirurgia, em terapia intensiva e educação permanente, além das supervisões especializadas em radioterapia e emergência.

Segundo a gerente do Serviço de Enfermagem do Hospital São Marcos, Andréa Lopes, a inserção do Enfermeiro nesse contexto de mudanças, acompanhando a evolução do mundo globalizado, faz-se necessária, para a busca do progresso de seu conhecimento por meio da implantação da política do saber e fazer crítico, que certamente, o tornará um profissional capaz de resolver desafios do cotidiano. ?Como enfermeiros, temos sentido a necessidade urgente de revermos nosso aprendizado a respeito da formação do profissional como gerente de serviços de saúde, tendo em vista os desafios postos pelo panorama atual na atenção em saúde?, explica a enfermeira.

Ao compreender a importância do trabalho gerencial dos enfermeiros nas instituições de saúde é possível contribuir para a reflexão acerca da gerência em enfermagem na perspectiva de destacarmos as propostas e tendências relevantes para a construção de uma nova e promissora prática profissional.

Legenda: No registro a gerente do Serviço de Enfermagem do Hospital São Marcos, Andréa Lopes, e sua equipe de coordenadoras: Lygia Soares, Milena Mendes, Ana Carolina Floriano e Elza Macedo

Deixe Seu comentário
RESULTADO DE EXAMES - CLIENTES
ACESSO RESTRITO - PROFISSIONAL