Radiocirurgia: São Marcos é o primeiro hospital a realizar o procedimento no Piauí

Autor: Comunicação Data: 13/09/2011 07:26
Tamanho da Letra


 

Após mais de cinco décadas de fundação o Hospital São Marcos segue pioneiro na prevenção e no tratamento do câncer. Mais uma vez, a instituição lança mão da tecnologia para revolucionar o tratamento de seus pacientes

 

?A Radiocirurgia é uma nova técnica, não invasiva e indolor, usada no combate a tumores intracranianos. Reduzindo o tratamento a uma única sessão, que é planejada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, físicos e técnicos em radioterapia, a partir de exames de imagens, como a Ressonância Nuclear Magnética, a Tomografia Computadorizada e a Angiografia do Cérebro?, explicou a médica radioterapeuta, Dra. Paula Almeida Melo, especialista em Neuro Oncologia com foco em Radiocirurgia.

 

Para a realização do tratamento não é necessária a internação do paciente. Com os resultados dos exames de imagem, realizados no dia do procedimento, a equipe multidisciplinar inicia o planejamento da sessão, onde são calculadas as variantes do tratamento: ângulos, quantidade de feixes e o tempo de exposição necessária para o tratamento da lesão. Após a finalização do planejamento, a equipe realiza alguns testes de posicionamento no equipamento onde será realizado o tratamento. Após os testes a sessão é iniciada, a duração da mesma depende da quantidade e da dimensão das lesões.

 

?O tratamento é totalmente indolor, o paciente não sente absolutamente nada, nenhum mínimo incômodo. A grande vantagem desta técnica é que por ser concentrada em uma única sessão, evita-se uma série de desconfortos que os pacientes submetidos a radioterapia convencional no crânio, costumam experimentar, como a perda de cabelo, por exemplo?, salientou a médica radioterapeuta.

 

A Radioterapia, através da alta tecnologia vem proporcionar ao paciente mais conforto durante o tratamento, além de aumentar os índices de sucesso do mesmo e, de diminuir drasticamente a incidência de sequela, uma vez que preserva os tecidos sadios. Um mês após a Radiocirurgia, o paciente repete os exames de imagens para uma nova avaliação do seu quadro de saúde.







Deixe Seu comentário
RESULTADO DE EXAMES - CLIENTES
ACESSO RESTRITO - PROFISSIONAL