A qualidade da alimentação influencia bastante o modo como o corpo reage ao tratamento de qualquer doença. No caso de doenças graves, como o câncer, a atenção aos benefícios que os alimentos podem trazer deve ser ainda mais especial. Muitos alimentos são conhecidos popularmente por terem propriedades que auxiliam, inclusive, a prevenção contra essa doença.
Apesar de não haver comprovação científica sobre a maioria dos benefícios “curativos” de determinados alimentos, a nutrição é essencial para manter o corpo apto a responder ao tratamento. Em 2009, o Instituto Nacional de Câncer – INCA – lançou um documento intitulado “Consenso Nacional de Nutrição Oncológica”, no qual estão relatados conhecimentos de dezenas de profissionais que chegaram a conclusões comuns. São informações sobre a relevância da nutrição em pacientes em tratamento, principalmente em casos de internação e fases críticas da doença.
De acordo com a nutricionista da unidade de terapia intensiva do Hospital São Marcos, Nalygia do Rego, uma das constatações que são divulgadas pelo INCA é que a busca por uma alimentação equilibrada pode começar pela variedade de cores dos alimentos consumidos. “Há alguns anos, o INCA lançou a campanha ‘5 por dia’, para o consumo de frutas e legumes priorizando as cores. As substâncias que estão contidas em cada cor dos alimentos são diferentes. Quanto mais colorida, mais nutritiva a refeição”, ensina.
“Alimentos verde escuros, como a folha de couve, têm ferro que ajuda a manter função hematológica, previne a anemia, fibras que ajudam o intestino a funcionar bem. O azeite de oliva extravirgem contém ácido graxo e Omega 3 e 6, relação que é anti-inflamatória e pode diminuir um pouco a inflamação causada pelo câncer”, diz a nutricionista exemplificando algumas propriedades de alimentos.
Nalygia do Rego alerta para a necessidade de acompanhamento de um nutricionista na preparação de uma dieta. “O profissional leva em consideração as características próprias de cada paciente na hora de formular uma orientação nutricional”, afirma.
A nutrição para pacientes com câncer e para pessoas saudáveis que querem melhorar a alimentação para usá-la como maneira de equilibrar o organismo na prevenção contra doenças será tema de uma das palestras realizadas no Hospital São Marcos, nos dias 26 a 30 de Novembro. As palestras fazem parte da programação da campanha “Diagnóstico Precoce: Sua Chance de Cura”, organizada pelo Hospital, que é referência no tratamento de câncer no Piauí.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa