Psicologia

No intuito de minimizar o sofrimento causado pela doença, oferecer suporte emocional e favorecer a qualidade de vida dos pacientes assistidos pela Instituição, o Hospital São Marcos implantou, no ano de 2000, o Serviço de Psicologia Hospitalar.
Inicialmente, o Setor teve como prioridade o acompanhamento do paciente oncológico e seus familiares. No entanto, com o crescimento da demanda, a expansão das atividades da Instituição e a crescente valorização dos aspectos emocionais, a assistência psicológica foi ampliada e hoje se estende a todos os pacientes em situação de adoecimento, tratamento e hospitalização, bem como à sua família.
O Hospital São Marcos conta com uma equipe de psicólogos que atua de forma ética e especializada, diante o adoecimento e suas repercussões emocionais, objetivando o restabelecimento dos recursos adaptativos necessários ao bom enfrentamento da realidade vivenciada.

Atividades Desenvolvidas
- Atendimento aos pacientes internados no Hospital – enfermarias, apartamentos e UTI;
- Atendimento aos pacientes em tratamento externo – salas de quimioterapia, serviço de radioterapia, centro cirúrgico e ambulatório;
- Suporte psicológico e orientações psicoeducativas aos familiares;
- Grupo de Apoio Psicológico às pacientes em tratamento do câncer de mama - “Amigas do Peito”;
- Grupo Informativo Multiprofissional voltado para os pacientes em tratamento radioterápico e seus familiares – GRAP;
- Suporte aos pacientes em cuidados paliativos e seus familiares - PALLIARE;
- Acompanhamento psicológico aos pacientes da oncologia pediátrica e seus familiares;
- Ensino e Pesquisa.

Coordenação
Márcia Bartz Machado - CRP 21/01648

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies