Fisioterapia

O Serviço de Fisioterapia do Hospital São Marcos iniciou suas atividades em 1986, com apenas dois profissionais, destinados inicialmente a atuar na reabilitação de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Atualmente, o serviço é composto por 23 fisioterapeutas  (todos com especialização em áreas afins ao hospital) que realizam um trabalho diferenciado, atuando de forma a integrar mais rapidamente o indivíduo à sociedade.

O fisioterapeuta participa de forma efetiva da equipe multiprofissional, contribuindo para a recuperação funcional e melhora da qualidade de vida dos clientes no ambiente hospitalar.

São encaminhados para atendimento, pacientes com desordens músculo-esquelética, cárdio-vascular, neurológica e respiratória adulto e infantil e, para isso, são utilizados recursos de eletroterapia, cinesioterapia entre outros. Após prescrição médica, os profissionais realizam avaliação dos pacientes, elaboram o diagnóstico cinesiológico-funcional e executam o processo terapêutico.

Os objetivos e condutas escolhidos pelos profissionais são adequados a cada paciente visando maior independência para retorno e/ou aquisição de suas atividades funcionais. Também são oferecidas orientações as famílias e é elaborado um plano terapêutico em função da evolução e dos resultados obtidos no tratamento do paciente até a alta fisioterapêutica.

Diariamente, o serviço funciona durante 15h nas UTIs e 10h nas unidades de internação (apartamentos e enfermarias). São realizados atendimentos e monitoramento de acordo com solicitação médica e o nível de complexidade de cada paciente. Nas UTIs, o funcionamento inicia-se às 8h e é finalizado às 23h. Nas unidades de internação o funcionamento inicia-se às 8h e é finalizado às 18h.

 Os profissionais de fisioterapia, com suas técnicas específicas, contribuem para promover a recuperação mais rápida dos pacientes do Hospital São Marcos. O trabalho da equipe deve ser conhecido por todas as outras, de modo que sua participação seja efetiva para a evolução satisfatória de cada paciente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies