Acesso Restrito
  • @
  • Pt En

Hospital São Marcos

Hospital São Marcos
  • HOME (atual)
  • O HOSPITAL
    • sobre
    • diretores
    • especialidades
      • Medicina
      • Odontologia
      • Outras especialidades
  • pacientes
    • convenios
    • profissionais
    • RESULTADOS-DE-EXAMES
    • acomodacoes
  • servicos
    • fisioterapia
    • NUTTEM
    • psicologia
    • servico-social
    • cartao-hsm+
    • São Marcos Vacinas
    • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
  • ENSINO-E-PESQUISA
    • Comitê de Ética
    • Visita Técnica
    • Visita Académica
    • Pesquisa Clínica
    • Periodico Científico
      • revista-medica
      • Revista Multiprofissional
    • Residencia Médica
    • Cursos
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
      • CONGRESSOS
      • IMERSÃO PRÁTICA
      • ENSINO TÉCNICO
  • NOTÍCIAS
    • Novidades
    • Vídeos
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • TRABALHE CONOSCO
  • Como Ajudar
    • Voluntariado
    • RESPONSABILIDADE-SOCIAL
      • Banco de Lenços 
      • Amigas do Peito
      • PICC Para Todos
      • De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer

A tuberculose é a terceira causa de morte por doenças infecciosas

Publicada em: 14 de Setembro de 2011

Um público atento e participativo participou na manhã desta quarta-feira, dia 14, da palestra sobre Tuberculose no Hospital São Marcos. O médico Júlio Neves Viana que atua na área de pneumologia da instituição deu orientações e ressaltou a importância de identificar a doença ao menor sinal, como tosse persistente por mais de três semanas.

Segundo ele, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção. ?Se for diagnosticada precocemente e tratada há cura, e a pessoa que começa o tratamento para de transmitir quase que imediatamente?, afirmou. A doença é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar. A fala, o espirro e principalmente a tosse da vítima da tuberculose pulmonar lançam gotículas com o bacilo no ambiente.

No entanto, nem todas as pessoas expostas à bactéria são infectadas. A doença é oportunista. ?A manifestação da tuberculose depende das condições do sistema imunológico. O bacilo pode ficar alojado por muitos anos. Quando a imunidade sofre uma queda, os sintomas se manifestam. Algumas pessoas chegam a não desenvolver o problema nunca?, explicou Júlio Neves durante a palestra.

O especialista informou ainda que os sintomas mais frequentes são tosse seca e contínua, no início, com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se em uma tosse com pus ou sangue. ?O doente ainda pode apresentar cansaço excessivo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza?, pontuou o especialista.

Dados do Ministério da Saúde referentes a 2010 revelam que, no Brasil, são registrados anualmente 80 mil novos casos do mal, com 5 mil óbitos. Mas cerca de 50 milhões de brasileiros podem estar infectados. A tuberculose é a terceira causa de morte por doenças infecciosas, e a principal causa de mortalidade entre portadores do vírus da Aids no país. Apesar de ser a sétima economia do mundo, o país fica em 19º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos da doença em todo o mundo.

Tratamento

O tratamento para a tuberculose, no Sistema Único de Saúde (SUS), dura seis meses. Quando feito sem interrupções, o paciente deixa de transmitir a doença logo nas primeiras semanas e fica completamente curado.

Em 2008, o percentual de cura foi de aproximadamente 73%. A meta do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde é chegar a 85%, conforme o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Família Sady Tajra recebe homenagem do Hospital São Marcos Publicada em: 30 de Junho de 2022

Família Sady Tajra recebe homenagem do Hospital São Marcos

Repente e Cordel invadem a Ala Pediátrica Oncológica do Hospital São Marcos Publicada em: 30 de Junho de 2022

Repente e Cordel invadem a Ala Pediátrica Oncológica do Hospital São Marcos

O  “Arraiá do Hospitá” promove doses extras de alegrias e esperanças Publicada em: 24 de Junho de 2022

O “Arraiá do Hospitá” promove doses extras de alegrias e esperanças

Vereadores debatem dificuldades da saúde em sessão ordinária Publicada em: 21 de Junho de 2022

Vereadores debatem dificuldades da saúde em sessão ordinária

Junho Vermelho - campanha intensifica a importância da doação de sangue para salvar vidas Publicada em: 13 de Junho de 2022

Junho Vermelho - campanha intensifica a importância da doação de sangue para salvar vidas


Mais Notícias
Hospital São Marcos

Hospital São Marcos. Para toda vida - Todos os direitos reservados 2022


Diretor Técnico e de Assistência Hospitalar Dr. Marcelo Luiz Floriano Melo Martins CRM 2774-PI
Razão social: Associação Piauiense De Combate Ao Cancer Alcenor Almeida
CNPJ: 06.870.026/0001-77