
A programação especial do Dia das Mães no Hospital São Marcos começou de forma tocante nesta quinta-feira, 8 de maio, na ala de Oncologia Pediátrica. Em um ambiente de carinho e leveza, mães de crianças em tratamento participaram de um momento de homenagem promovido pela equipe assistencial, em parceria com o Serviço de Escolarização Hospitalar do Piauí.
A manhã contou com apresentações feitas pelos próprios pacientes, atividades musicais, brincadeiras e o tradicional ensaio fotográfico, proporcionando acolhimento e conexão em meio à rotina hospitalar.
Para a professora Ivoneide Mourinho, coordenadora do Serviço de Escolarização, a proposta foi dar às mães uma pausa emocional. “Esse foi um momento para tirá-las, ainda que por instantes, da condição de cuidadoras, das preocupações constantes. Pensamos: se na escola convencional esse tipo de homenagem acontece, por que não também aqui no hospital?”, destacou.
A emoção também tomou conta das famílias. Emily Cristina, mãe do pequeno Levi Felipe, em tratamento oncológico, agradeceu pelo acolhimento. “É muito importante porque nos dá força e coragem para seguir. Cada data comemorativa organizada aqui no São Marcos nos ajuda a sentir que não estamos sozinhas.”
Ela também ressaltou o impacto positivo da Sala Hospitalar. “Ajuda muito no desenvolvimento dele, que hoje não pode frequentar a escola regular. Ele mesmo diz que quer vir para a escolinha, então é algo que faz diferença”, completou.
O ensaio fotográfico com as mães foi um dos momentos mais marcantes da programação. Em meio aos corredores da ala pediátrica, cada clique registrou não apenas rostos, mas histórias de amor, superação e coragem. “Mais do que uma lembrança, o ensaio tornou-se um gesto simbólico de valorização e reconhecimento da força dessas mulheres, que enfrentam diariamente a dura rotina do tratamento oncológico com os filhos, sem abrir mão da ternura, do cuidado e da esperança”, fala a enfermeira Bruna Diniz.
Momentos como esse reforçam o compromisso do Hospital São Marcos com o cuidado humanizado e integral, que vai além dos procedimentos médicos, envolvendo também o bem-estar emocional e a continuidade de vínculos sociais e educativos.
A programação do Dia das Mães segue ao longo da semana. Ainda nesta quinta-feira acontece o “Culto Bênção das Mães”, com ministração de Janaina Meneses. E na sexta-feira, o ciclo de atividades se encerra com a palestra “Entre Lutas e Afetos”, com a apresentadora Maria Laura.