Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial do Combate ao Câncer, a Abrale (Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma) e outras 68 instituições, incluído o Hospital São Marcos, se unem na campanha Vá de Lenço para reforçar sobre a importância e os cuidados que devemos ter para prevenir o câncer.
O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem de câncer a cada ano. Dessas, 4 milhões têm idade entre 30 e 69 anos.
Desde o ano 2018, o HSM realiza ações de arrecadação de lenços através do projeto Banco de Lenços cujo o objetivo é arrecadar e distribuir lenços de cabeça e turbantes para pacientes em tratamento de Câncer e assim contribuir para levantar a autoestima e melhorar a qualidade de vida das mulheres que passam pelo tratamento, especialmente as atendidas pelo SUS, que na sua maioria são desprovidas de recursos financeiros.
Em entrevista, o oncologista clínico Dr. Fabiano Coelho reforçou a importância da campanha para as pacientes que perdem os fios durante o tratamento contra a doença. “A campanha ‘Vá de Lenço e Doe um lenço’ é muito bonita e importante para a conscientização e mobilização das pessoas em relação a importância dos lenços na autoestima da paciente que perde os cabelos durante o tratamento do câncer através da quimioterapia. Então neste dia 4 de fevereiro pedimos que as pessoas doem lenços e também usem lenço neste dia como forma de apoio a essa campanha tão importante. Contamos com a colaboração de todos, pois os pacientes com câncer sempre precisam de mais apoio e carinho e é isso que o Hospital São Marcos tem buscado fazer”, declarou o profissional.
A preocupação com a estética é apontada pelos médicos e psicólogos como uma necessidade a ser trabalhada durante o tratamento, para reforçar a autoestima e trazer claros benefícios ao tratamento. As pacientes que vão iniciar o tratamento de quimioterapia passam em consulta com o Serviço Social, onde recebem orientações sobre os direitos concedidos aos pacientes oncológicos, além de receberem os lenços.
“Queremos sensibilizar a sociedade em geral para doação de lenços, pois no momento estamos com baixo estoque. Recebemos também doação de lenços novos ou usados em bom estado, que passam por um processo padrão (triagem, higienização, seleção, embalagem). O tamanho padrão para o lenço é de 45cm x 1.60cm. Neste sentido, contamos com a colaboração de todos”, disse a coordenadora do setor de Serviço Social do HSM, Ana Mary.
O HSM convida você a aderir ao Vá de Lenço, como forma de homenagear a todos que estão na luta contra o câncer e alertar sobre a importância de se adotar hábitos saudáveis de vida. Assim, no Dia Mundial do Câncer, vá de lenço (em qualquer parte visível do corpo) e doe um lenço ao Hospital São Marcos. Coloque essa ideia na cabeça! Poste sua foto e marque #vádelenço #hospitalsäomarcos #abrale.
Os lenços doados devem ser entregues no setor do Serviço Social ou Responsabilidade Social do Hospital São Marcos, localizado na R. Olavo Bilac, 2300 - Centro (Sul). Para mais informações entre em contato através do telefone (86) 2106-8258.