Estudo britânico comprova que a bebida altera a percepção da simetria
Publicada em:
Pesquisadores da Universidade de Roehampton, em Londres, acrescentaram mais um item à lista de malefícios causados pelo consumo do álcool: a alteração da percepção da simetria. Durante o estudo, os pesquisadores desenvolveram um experimento envolvendo imagens de rostos que foram previamente modificados para torná-los perfeitamente simétricos ou um pouco assimétricos.
“Por algumas noites, saímos para os bares do câmpus da universidade com um laptop em que essas imagens estavam arquivadas e perguntamos aos alunos se gostariam de participar do estudo”, conta Lewis Halsey, um dos pesquisadores responsáveis pela análise, frisando que os voluntários não foram estimulados a se embriagarem pela equipe.
Sessenta e quatro pesquisados observaram então 40 rostos, que foram mostrados em pares formados por um simétrico e outro assimétrico, e apontaram qual dos dois achavam mais atraente. Em seguida, os cientistas mostraram rostos individualmente, e os participantes tinham de dizer se consideravam as faces simétricas ou assimétricas. Por fim, testes similares a um bafômetro indicavam a quantidade de álcool consumido pelos alunos, que eram classificados como sóbrios ou embriagados.
Os pesquisadores observaram que o primeiro grupo apresentou uma clara preferência pelos rostos simétricos, o que não ocorreu de forma tão evidente entre os embriagados. Além disso, aqueles que não tinham bebido exageradamente tiveram mais facilidade em acertar quais rostos eram simétricos. Outra conclusão foi a de que o álcool afetou mais a percepção das mulheres que a dos homens, o que surpreendeu os pesquisadores.
“Foi inesperado. Mas a diferença provavelmente tem a ver com a tendência dos homens a serem mais orientados visualmente e mais estimulados por aquilo que veem”, diz Halsen, que publicou os resultados da investigação na revista Alcohol com os colegas Joerg Huber, Richard Bufton e A.C. Little.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa