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Hospital São Marcos implanta Politica Nacional de Humanização no Pronto Atendimento

Publicada em: 18 de Setembro de 2012
Sempre na busca pela excelência, o Hospital São Marcos, implantou recentemente no Pronto Atendimento, a Política Nacional de Humanização, criada pelo Ministério da Saúde. A idéia é colocar o critério fator de risco como ponto fundamental de atendimento.
O processo de avaliação de risco configura uma estratégia de seleção, com a finalidade de redirecionar o cliente conforme a prioridade de atendimento de forma humanizada, informando o seu tempo de espera, organizando o fluxo de pacientes, selecionando os meios adequados para o diagnóstico e tratamento do problema de saúde apresentado.
Com base no protocolo de Manchester, a idéia é uma forma de reinvenção de um espaço físico na saúde e sugere a composição por eixos e áreas que evidenciam os níveis de risco dos pacientes. O eixo do paciente grave, é denominado de eixo vermelho e o do paciente aparentemente não grave, que necessita do atendimento de urgência é chamado de eixo azul.
O eixo vermelho é composto por um agrupamento de três áreas principais: vermelha, amarela e verde. O atendimento imediato se dá na área vermelha onde está a sala de emergência e de procedimentos invasivos. A área amarela é composta por uma sala de retaguarda para pacientes já estabilizados e a área verde é composta pelas salas de observação. O eixo azul corresponde ao espaço para os pacientes aparentemente não graves.

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