Nesta quinta-feira, 20 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Farmacêutico. A ideia da criação da data partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado e esse dia foi escolhido em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que se deu em 20 de janeiro de 1916. Atualmente, no Brasil há mais de 234 mil farmacêuticos inscritos nos Conselhos Regionais, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) levantados em abril de 2021.
Como forma de reconhecimento e exaltação da importância desses profissionais, o Hospital São Marcos realizou uma singela homenagem aos farmacêuticos que integram a equipe do hospital através de um café da manhã especial e distribuição de brindes.
O farmacêutico hospitalar é essencial no processo de promoção da saúde dos pacientes através da garantia que os medicamentos sejam usados de forma segura, consciente e eficiente. É papel ainda deste profissional planejar e gerir as compras de medicamentos para o hospital, realizar análises para determinar se o tratamento está adequado ao paciente e agir de forma preventiva para identificar e evitar possíveis reações adversas, interações medicamentosas e alergias, buscando ter o máximo rendimento terapêutico e atender a demanda do que é recomendado e utilizado pelos pacientes hospitalizados. Sendo assim um profissional indispensável no ambiente hospitalar.