Acesso Restrito
  • @
  • Pt En

Hospital São Marcos

Hospital São Marcos
  • HOME (atual)
  • O HOSPITAL
    • sobre
    • diretores
    • especialidades
      • Medicina
      • Odontologia
      • Outras especialidades
  • pacientes
    • convenios
    • profissionais
    • RESULTADOS-DE-EXAMES
    • acomodacoes
  • servicos
    • fisioterapia
    • NUTTEM
    • psicologia
    • servico-social
    • cartao-hsm+
    • São Marcos Vacinas
    • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
  • ENSINO-E-PESQUISA
    • Comitê de Ética
    • Visita Técnica
    • Visita Académica
    • Pesquisa Clínica
    • Periodico Científico
      • revista-medica
      • Revista Multiprofissional
    • Residencia Médica
    • Cursos
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
      • IMERSÃO PRÁTICA
      • ENSINO TÉCNICO
  • NOTÍCIAS
    • Novidades
    • Vídeos
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • TRABALHE CONOSCO
  • Como Ajudar
    • Voluntariado
    • RESPONSABILIDADE-SOCIAL
      • Banco de Lenços 
      • Amigas do Peito
      • PICC Para Todos
      • De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer

HPV, álcool e tabagismo são responsáveis por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço

Publicada em: 29 de Julho de 2021

       Uma pesquisa de opinião divulgada pelo Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP), no íníco do mês de julho, revela que 36,6% dos brasileiros não sabem que diagnosticar os cânceres de cabeça e pescoço nos estágios iniciais aumenta a probabilidade de um tratamento bem-sucedido. No Brasil, 40 mil novos casos são detectados a cada ano, e o diagnóstico precoce assegura até 90% de chance de cura.

 

       Essas informações foram pontos de alertas importantes, durante todo o mês de julho, para os pacientes do Hospital São Marcos, dentro das ações da Campanha Nacional #JulhoVerde, sobre a conscientização desta doença que pode afetar regiões como cavidade oral, seios da face, faringe, laringe e tireóide. A culminância aconteceu nesta quinta-feira, 29, com a entrega de mais uma laringe eletrônica pela equipe multiprofissional do HSM.

 

      “Estou muito feliz! Minha autoestima está pra cima”, declara o bombeiro hidráulico Anidosvaldo Dias, 63 anos, que passou três anos da sua vida sem conseguir falar em razão de um tumor na glote, especificamente na prega vocal esquerda. Emocionado, com o retono da fala, ele conversou por videoconferência com seu único filho, Adriano Dias, que reside em Brasília., quando recebeu o aparelho.

 

      “É muito importante mantermos a comunicação. Estava muito difícil falar com meu pai, meu parceiro e meu companheiro. Agora ele vai poder sair, se comunicar e fazer tudo que não podia fazer antes. Quero agradecer a equipe médica e aos profissionais que o acolheram e acompanham nesse tratamento. Esse aparelho está fazendo toda a nossa família feliz”, afirma Adriano.

 

       No Piauí, o aumento de novos é considerável. Em 2020, tivemos o aumento 100% no HSM. E até o momento, o registro é de um terço em relação ao ano passado. Em pacientes jovens, a infecção pelo HPV (papilomavírus humano) tem ampliado o número de novos casos de orofaringe devido a prática do sexo oral sem preservativos. Além disso, a utilização do narguilé (cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado) e o consumo excessivo do álcool também têm correlação com o aumento do número de casos em jovens de 18 a 30 anos.

 

       “Por isso, estamos aqui novamente para lembrar da prevenção, do diagnóstico precoce e do abandono dos maus hábitos de consumo do álcool associado ao tabagismo, responsáveis por grande parte dos tumores que tratamos aqui”, informa o cirurgião Luiz Bastos. “Na maioria das vezes, os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no início da doença, o que leva ao diagnóstico tardio. Por isso, fazer o diagnóstico das lesões iniciais é imprescindível para aumentar a probabilidade de cura”.

 

       A fonoaudióloga Rayana Ferreira alerta para os sinais. “Manchas brancas na boca, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, dificuldade para engolir, dor de garganta que irradia para o ouvido, sangramento pelo nariz ou pela boca sem razão aparente, aftas ou feridas que não cicatrizam nos lábios, bochechas, línguas, amigdalas, descamação e sangramento”.

 

     Participaram da ação, a equipe multiprofissional composta por diretores, médicos, fonoaudiólogas, assistentes sociais e nutricionistas que destribuiram materiais educativos. “Agradecemos aos pacientes que confiam nos profissionais da nossa instituição para fazerem seus tratamentos. Que a mensagem não fique só aqui, mas que consigam compartilhar com seus familiares e amigos a importância de se observar os sinais que podem salvar vidas, e que podem garantir que o tratamento seja feito da forma mais adequada possível e em tempo hábil”, fala a diretora Operacional HSM, Drª. Aline Pessoa.

 

Mais informações

Claudia Bezerra - Assessoria de Comunicação e Marketing HSM (86) 99437 3913

 

HPV, álcool e tabagismo são responsáveis por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço -1-1627575196 HPV, álcool e tabagismo são responsáveis por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço -2-1627575196 HPV, álcool e tabagismo são responsáveis por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço -3-1627575196 HPV, álcool e tabagismo são responsáveis por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço -4-1627575196

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


No Dia Mundial do Câncer HSM  lança campanha de arrecadação de lenços Publicada em: 03 de Fevereiro de 2023

No Dia Mundial do Câncer HSM lança campanha de arrecadação de lenços

Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ultrapassa fronteiras Publicada em: 01 de Fevereiro de 2023

Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ultrapassa fronteiras

Conheça as doenças urológicas mais comuns entre homens e mulheres Publicada em: 01 de Fevereiro de 2023

Conheça as doenças urológicas mais comuns entre homens e mulheres

Luz de LED poderá recuperar pacientes com traumatismo cranioencefálico Publicada em: 30 de Janeiro de 2023

Luz de LED poderá recuperar pacientes com traumatismo cranioencefálico

HSM DIVULGA LISTA DE APROVADOS PARA A 7ª TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA Publicada em: 26 de Janeiro de 2023

HSM DIVULGA LISTA DE APROVADOS PARA A 7ª TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA


Mais Notícias
Hospital São Marcos

Hospital São Marcos. Tudo por você - Todos os direitos reservados 2023


Diretor Técnico e de Assistência Hospitalar Dr. Marcelo Luiz Floriano Melo Martins CRM 2774-PI
Razão social: Associação Piauiense De Combate Ao Cancer Alcenor Almeida
CNPJ: 06.870.026/0001-77