Ler faz bem? No mundo inteiro, a contação de histórias tem sido reconhecida como uma ferramenta poderosa para proporcionar conforto, entretenimento e estímulo cognitivo às crianças que enfrentam desafios de saúde. Compreendendo a importância desse recurso, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida se junta à causa, trazendo para nossas crianças a iniciativa LER FAZ BEM, no Hospital São Marcos.
O lançamento do projeto aconteceu nesta quarta-feira, 27, durante a ação da Páscoa Literária com a participação dos atores: Paulo Betti, Dadá Coelho e Isabela Barros. “Escolhemos a obra Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, que é uma distorção de Chapeuzinho Vermelho. Uma maravilha poder trazer esperança e alegria para essas crianças. A gente também se transforma. Por isso, estamos muito felizes em lançar esse projeto no Piauí.”, declara Dadá Coelho.
LER FAZ BEM é mais do que um projeto, é uma missão compartilhada por uma equipe multiprofissional de voluntários e diferentes talentos nacionais “Educadores, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e técnicos se unem a artistas, jornalistas, escritores e personalidades, todos contribuindo para criar uma atmosfera acolhedora no ambiente hospitalar”, disse o diretor técnico HSM, Dr. Marcelo Martins.
Além de oferecer momentos de escapismo e entretenimento por meio de contos envolventes, LER FAZ BEM busca promover resiliência, estimular o desenvolvimento cognitivo e fortalecer os laços entre pacientes, familiares e a comunidade hospitalar.
“Estou muito emocionado e encantado com o projeto, por ver o quanto de verdadeiro amor pelo próximo se encontra nesse lugar. Acredito que esta pequena alegria pode ajudá-los na recuperação. Sem tanta pretensão assim, mas foi um belo momento de alegria e eu quero voltar outras vezes. Estou feliz e gratificado!”revela Paulo Betti.
DA TEORIA À PRÁTICA: COMO FUNCIONA
LER FAZ BEM oferece uma programação regular de contação de histórias adaptadas às necessidades e preferências dos pacientes. Por meio de sessões interativas, os participantes são convidados a embarcar em jornadas extraordinárias, guiadas por narradores habilidosos e envolventes.
Pesquisas destacam os impactos positivos da leitura na vida de crianças hospitalizadas. Desde a melhoria do bem-estar emocional até o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a leitura compartilhada promove resiliência, empatia e fortalecimento dos laços familiares.
Desde a criação de um espaço dedicado à leitura até a seleção cuidadosa de materiais e a integração com o tratamento médico, LER FAZ BEM promete não apenas aliviar o desconforto da hospitalização, mas semear sementes de alegria, esperança e resiliência.
LER FAZ BEM é um convite aberto à comunidade. Junte-se a nós nesta jornada de transformação, onde cada história conta e faz a diferença.
Idealização e Realização: Compromisso Social e Dedicação
A realização desse projeto é fruto do compromisso social da APCCAA e da dedicação da equipe de Responsabilidade Social, Comunicação e Marketing do HSM. Com uma abordagem centrada no paciente e um compromisso inabalável com o bem-estar infantil, LER FAZ BEM promete iluminar o caminho de inúmeras crianças em sua jornada de cura e esperança.
Mais informações:
ASCOM MKT - (86) 99424 0150