Neste mês, quando o mundo celebra o amor materno, o Hospital São Marcos - referência em saúde de alta complexidade e humanização, promove uma programação especial para homenagear todas as mães. As celebrações iniciaram nesta quinta-feira, 09 de maio, para as mães dos alunos da Classe Hospitalar. Mães guerreiras foram homenageadas por sua dedicação, coragem e amor incondicional.
A atividade contou com cantos, paródias, distribuição de pequenos presentes e flores na Oncologia Pediátrica. “Hoje a atividade lúdica e pedagógica foi em alusão ao Dia das Mães! O dia é delas, principalmente as mães dos nossos alunos, do Serviço de Escolarização Hospitalar do Paiuí”, declara a coordenadora pedagógica, professora Ivoneide Amorim.
O Serviço de Escolarização Hospitalar do Piauí é um projeto inovador no campo da educação, que acontece no Hospital São Marcos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação proporcionando ensino de qualidade às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde, e impossibilitados de frequentarem as escolas regulares.
A Escolarização Hospitalar também é reconhecida pela equipe médica como um atendimento de extrema importância. “Professores especializados garantem que o aprendizado continue fluindo, mesmo em meio a tratamentos médicos intensivos. O atendimento tem contribuído não apenas no acompanhamento pedagógico. Durante a internação, o paciente pode ficar angustiado, o que compromete seu estado de saúde não apenas psicológica, mas também física e as atividades pedagógicas, implicam em um acolhimento diferenciado para essas crianças e seus pais, que mudam as rotinas por conta da enfermidade", afirma o diretor de Ensino e Pesquisa HSM, Dr. Edilson Carvalho.
O Hospital São Marcos se transformou em um cenário de afeto e gratidão. As mães dos estudantes foram surpreendidas com flores, sorrisos, cantos e abraços calorosos pelos corredores e enfermarias. Durante as homenagens, muitas compartilharam histórias tocantes sobre suas jornadas, destacando a importância da educação para seus filhos, mesmo em circunstâncias adversas.
"Cada dia é uma batalha, mas ver o sorriso no rosto do meu filho quando ele aprende algo novo é uma bênção que não tem preço", fala Helayne Gonçalves, mãe do pequeno Luiz Ricardo. “O atendimento para os hospitalizados faz toda a diferença na vida deles. Gosto de ver meu filho estudando. Então eu acho incrível essa iniciativa de você. E é muito importante relembrar essas datas especiais”, fala emocionada com a apresentação.