A Associação Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos realizou no último sábado, 25 de maio, o treinamento dos princípios básicos da vídeocirurgia em nós, suturas e anastomoses para médicos residentes e cirurgiões de Teresina. O curso foi ministrado pelo cirurgião bariátrico Marlon Moreno, em parceria com laboratório Dry Lab.
Dr. Marlon Moreno explica que o curso é direcionado para residentes e cirurgiões da área de Cirurgia Geral, Digestiva e Ginecologia. “A cirurgia minimamente invasiva é uma realidade dentro do mercado, que exige mais dos profissionais para que avancem e melhorem seus resultados e procedimentos, saindo do nível básico para algo sempre mais elevado”, explica.
A realização de um ato operatório só é adequadamente ensinada através da compreensão pelo residente cirúrgico dos princípios gerais da prática da ciência cirúrgica assim como da fisiopatologia específica do processo mórbido em tratamento. Sem esta abordagem o tratamento cirúrgico transforma-se somente em um exercício de técnica.
No treinamento são compreendidas as condições patológicas tratadas através da técnica cirúrgica por vídeo e foi esta a compreensão do residente Daniel, estudante do 2º ano em Cirurgia no Hospital Getúlio Vargas. “Tem sido um prazer fazer este curso. As aulas ministradas pelo Dr. Marlon são excelentes e realmente uma experiência enriquecedora”.
Ao longo da programação, os profissionais puderam ampliar seus conhecimentos e habilidades em nós, suturas e anastomoses, além de assistir a sessões de vídeos e participar da oficina de instrumentais e equipamentos. Além disso, este treinamento reafirma a preocupação do Hospital São Marcos em capacitar profissionais da saúde no Piaui.
Mais informações
Assessoria de Comunicação – 86 99930 5336