Acesso Restrito
  • @
  • Pt En

Hospital São Marcos

Hospital São Marcos
  • HOME (atual)
  • O HOSPITAL
    • sobre
    • diretores
    • especialidades
      • Medicina
      • Odontologia
      • Outras especialidades
  • pacientes
    • convenios
    • profissionais
    • RESULTADOS-DE-EXAMES
    • acomodacoes
  • servicos
    • fisioterapia
    • NUTTEM
    • psicologia
    • servico-social
    • cartao-hsm+
    • São Marcos Vacinas
    • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
  • ENSINO-E-PESQUISA
    • Comitê de Ética
    • Visita Técnica
    • Visita Académica
    • Pesquisa Clínica
    • Periodico Científico
      • revista-medica
      • Revista Multiprofissional
    • Residencia Médica
    • Cursos
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
      • IMERSÃO PRÁTICA
      • ENSINO TÉCNICO
  • NOTÍCIAS
    • Novidades
    • Vídeos
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • TRABALHE CONOSCO
  • Como Ajudar
    • Voluntariado
    • RESPONSABILIDADE-SOCIAL
      • Banco de Lenços 
      • Amigas do Peito
      • PICC Para Todos
      • De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer

Nova opção de tratamento para a miomatose uterina

Publicada em: 24 de Junho de 2015
Esse novo tratamento, já amplamente utilizado em grandes centros, oferece a opção para as pacientes que não desejam ser submetidas a histerectomia (retirada do útero) e que pretendem engravidar no futuro.

A Embolização consiste em ocluir intencionalmente a luz do vaso, no caso a artéria uterina, com diversas substâncias, sendo as mais utilizadas, as partículas. Com a oclusão das artérias uterinas o mioma não recebe mais a alimentação sanguínea e necrosa (morre), diminuindo o seu volume e os sintomas das pacientes.

Quais pacientes podem fazer embolização?

Pacientes que tenham miomas sintomáticos, principalmente os intramurais, com dismenorreia (dor durante a menstruação) e /ou aumento da intensidade do fluxo e frequência menstrual, que desejam preservar o útero ou que não se beneficiam de outras abordagens.

A embolização uterina é uma cirurgia minimamente invasiva e, portanto, menos traumática que a cirurgia convencional. É necessária apenas uma pequena incisão de 2 milímetros na pele da virilha, por onde passa o cateter que chega na artéria uterina. Realiza-se a injeção de partículas até a oclusão destas artérias, e após comprovar que os miomas não recebem mais sangue.

Não é necessário dar pontos, assim sendo, o procedimento não deixa qualquer cicatriz. A embolização geralmente demanda um ou dois dias de internação. Além de preservar o útero, a recuperação é muito rápida, possibilitando às mulheres retornarem para as suas atividades diárias geralmente em 5 dias após o tratamento.

Os resultados clínicos da embolização já foram amplamente descritos em inúmeros artigos científicos na literatura médica nos últimos 10 anos e podem ser resumidamente descritos:

- 90% apresentam eliminação do sangramento anormal;
- 92% que apresentavam dor causada pelo mioma relatam desaparecimento dos sintomas;
- 50% de redução do volume dos miomas.

A embolização da miomatose uterina aparece como mais uma opção terapêutica, que integra ginecologistas e radiologistas intervencionistas para beneficiar as pacientes que não sejam candidatas a miomectomia ou que não desejam ser submetidas à histerectomia.

Equipe de Radiologia Intervencionista

Dr. Felipe Britto - CRM 4628PI
Dr. Wilson Oliveira - CRM 2982PI
Dr. Rodrigo de Oliveira - CRM 3044PI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ultrapassa fronteiras Publicada em: 01 de Fevereiro de 2023

Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ultrapassa fronteiras

Conheça as doenças urológicas mais comuns entre homens e mulheres Publicada em: 01 de Fevereiro de 2023

Conheça as doenças urológicas mais comuns entre homens e mulheres

Luz de LED poderá recuperar pacientes com traumatismo cranioencefálico Publicada em: 30 de Janeiro de 2023

Luz de LED poderá recuperar pacientes com traumatismo cranioencefálico

HSM DIVULGA LISTA DE APROVADOS PARA A 7ª TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA Publicada em: 26 de Janeiro de 2023

HSM DIVULGA LISTA DE APROVADOS PARA A 7ª TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

Hoje é Dia Internacional da Educação e nós temos novidades! Publicada em: 24 de Janeiro de 2023

Hoje é Dia Internacional da Educação e nós temos novidades!


Mais Notícias
Hospital São Marcos

Hospital São Marcos. Para toda vida - Todos os direitos reservados 2023


Diretor Técnico e de Assistência Hospitalar Dr. Marcelo Luiz Floriano Melo Martins CRM 2774-PI
Razão social: Associação Piauiense De Combate Ao Cancer Alcenor Almeida
CNPJ: 06.870.026/0001-77