A terça-feira foi bastante especial para Carlos Wagner, paciente de 72 anos em situação de saúde delicada internado no Hospital São Marcos. A alegria tomou conta do ambiente com a visita de sua cadelinha de estimação,Mel.
O encontro, autorizado pela equipe médica após pedido da família, trouxe luz a um momento delicado na vida de Carlos e comoveu a todos que presenciaram a cena.
Essa iniciativa destaca a crescente conscientização sobre o valor terapêutico dos animais de tentar e sua capacidade de proporcionar conforto emocional e até mesmo melhorar a recuperação de pacientes em situações de saúde delicadas.
Fernando Macedo, filho do paciente, ficou emocionado com o reencontro."Ele amou a surpresa. Para a gente foi uma grande felicidade, apesar do momento tão difícil que ele está passando. Poder trazer a cachorrinha aqui, que é o xodó do meu pai, é emocionante. Só temos gratidão ao hospital", disse o jovem.
Viviane Teles, psicóloga que acompanhou a visita, explicou como surgiu a ideia da ação. "Ontem em conversa com a família, ficamos sabendo da vontade dele de ver a cadelinha, então autorizamos a visita na perspectiva do bem estar do paciente, do melhor enfrentamento neste período difícil de internação", ressaltou a psicóloga.
Hospitais ao redor do mundo têm adotado programas de visitas de animais, como cães de terapia, para auxiliar na reabilitação e no bem-estar dos pacientes, criando um ambiente mais acolhedor e humano.