Acesso Restrito
  • @
  • Pt En

Hospital São Marcos

Hospital São Marcos
  • HOME (atual)
  • O HOSPITAL
    • sobre
    • diretores
    • especialidades
      • Medicina
      • Odontologia
      • Outras especialidades
  • pacientes
    • convenios
    • profissionais
    • RESULTADOS-DE-EXAMES
    • acomodacoes
  • servicos
    • fisioterapia
    • NUTTEM
    • psicologia
    • servico-social
    • cartao-hsm+
    • São Marcos Vacinas
    • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
  • ENSINO-E-PESQUISA
    • Comitê de Ética
    • Visita Técnica
    • Visita Académica
    • Pesquisa Clínica
    • Periodico Científico
      • revista-medica
      • Revista Multiprofissional
    • Residencia Médica
    • Cursos
      • PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
      • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
      • CURSOS ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
      • IMERSÃO PRÁTICA
      • ENSINO TÉCNICO
  • NOTÍCIAS
    • Novidades
    • Vídeos
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • TRABALHE CONOSCO
  • Como Ajudar
    • Voluntariado
    • RESPONSABILIDADE-SOCIAL
      • Banco de Lenços 
      • Amigas do Peito
      • PICC Para Todos
      • De Bem Com Você - A Beleza Contra o Câncer

Urologista francês realiza cirurgia laparoscópica em um paciente do SUS do Hospital São Marcos

Publicada em: 11 de Julho de 2012

Inserido cada vez mais na realidade dos grandes centros do mundo, o Hospital São Marcos, recebeu a visita de Claude Abbou, professor e chefe do departamento de Urologia do Centre Hospitalier Universitaire Henri Mondor, que fica em Créteil, na França. Abbou é um dos ícones mundiais da cirurgia urológica na atualidade e foi pioneira na técnica laparoscópica na década de 80 e hoje também desenvolve a técnica robótica. Na visita ao Hospital São Marcos, o médico realizou a cirurgia laparoscópica em um paciente do SUS, com sucesso.

O urologista do Hospital São Marcos, Aurus Dourado Meneses, participou da cirurgia e explicou que a videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica que utiliza pequenas punções, uma ótica e pinças especiais para realização de procedimentos cirúrgicos. A partir daí, demonstrou-se a superioridade desta técnica em relação à cirurgia “aberta”.

O especialista enumerou os motivos: o uso de uma ótica (câmera) na cirurgia possibilita ao cirurgião ter uma imagem ampliada e com maior riqueza de detalhes anatômicos; menor sangramento intraoperatório, com consequente redução na taxa de transfusões sanguíneas; menor dor pós-operatória, resultando em uma recuperação mais rápida e vantagem estética.

Mas os avanços continuaram. No ano 2000, o professor Claude Abbou foi o primeiro no mundo a descrever a cirurgia robótica para câncer de próstata. “A cirurgia robótica é apenas uma forma de realizar a cirurgia laparoscópica, na qual braços mecânicos seguram a ótica e as pinças cirúrgicas, enquanto o cirurgião principal fica confortavelmente sentado em um console, manuseando os controles que movimentam os “braços“ do robô”, contou o urologista do Hospital São Marcos, Aurus Dourado Meneses.

A técnica robótica superou a laparoscopia convencional por possibilitar ao cirurgião uma visão tridimensional do campo cirúrgico, maior precisão em seus movimentos, e permitir vários movimentos que não são possíveis na laparoscopia convencional, uma vez que as pinças cirúrgicas apresentam punhos articulados. “Atualmente, nos melhores centros médicos do mundo, a cirurgia “aberta” tem se tornado uma exceção, indicando-se a cirurgia laparoscópica ou robótica para todos os casos. A nossa ideia é realizar cada vez mais este procedimento no Hospital São Marcos e torná-lo acessível à população”, afirmou o urologista Aurus Meneses.

Saiba Mais: A cirurgia de próstata era realizada somente por via “aberta”, por meio de uma incisão infraumbilical. A partir de 1997, dois grupos franceses passaram a aplicar a técnica de videolaparoscopia no tratamento do câncer de próstata: o grupo do professor Guillonneau, no Hospital Montsouris em Paris e o grupo do Prof. Claude Abbou, no Hospital Henri Mondor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


I FÓRUM HOSPITALAR DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE HSM: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA E PROMOVENDO A IGUALDADE NA SAÚDE Publicada em: 22 de Setembro de 2023

I FÓRUM HOSPITALAR DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE HSM: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA E PROMOVENDO A IGUALDADE NA SAÚDE

BAZAR DO BEM HSM: MODA SOLIDÁRIA PARA CUIDAR DE VIDAS Publicada em: 20 de Setembro de 2023

BAZAR DO BEM HSM: MODA SOLIDÁRIA PARA CUIDAR DE VIDAS

HSM CELEBRA VIDAS SALVAS DE CRIANÇAS COM PROTOCOLO HORA DOURADA Publicada em: 15 de Setembro de 2023

HSM CELEBRA VIDAS SALVAS DE CRIANÇAS COM PROTOCOLO HORA DOURADA

CAMPANHA Publicada em: 15 de Setembro de 2023

CAMPANHA "DE OLHO NOS OLHINHOS" PROMOVE PREVENÇÃO DA SAÚDE OCULAR INFANTIL EM TERESINA

Diretoria do Hospital São Marcos apresenta sua nova Unidade de Transplante de Medula Óssea Publicada em: 06 de Setembro de 2023

Diretoria do Hospital São Marcos apresenta sua nova Unidade de Transplante de Medula Óssea


Mais Notícias
Hospital São Marcos

Hospital São Marcos. Tudo por você - Todos os direitos reservados 2023


Diretor Técnico e de Assistência Hospitalar Dr. Marcelo Luiz Floriano Melo Martins CRM 2774-PI
Razão social: Associação Piauiense De Combate Ao Cancer Alcenor Almeida
CNPJ: 06.870.026/0001-77