IMERSÃO EM FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA
IMERSÃO PRÁTICA

PÚBLICO ALVO

Fisioterapeutas que atuam ou irão atuar na área de Fisioterapia em Oncologia.

INVESTIMENTO

Dependendo da carga horária solicitada INSCRIÇÃO

A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente com câncer.

O fisioterapeuta especialista em oncologia deve estar apto para desenvolver suas atividades com crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos, em situações que vão desde a cura aos casos em que ela é irreversível, e desenvolver seus programas de tratamento dentro deste contexto. O profissional dessa área deve saber lidar com os efeitos agudos ou crônicos do tratamento oncológico, atuando de forma preventiva para minimizá-los.

Objetivo

Preparar o Fisioterapeuta para atendimento ao paciente oncológico internado em UTIs e enfermarias, oferecendo conhecimento da prática profissional no âmbito hospitalar, com enfoque ao atendimento de emergências oncológicas junto à equipe multiprofissional, assim como no pré e pós operatório, em seguimento ao tratamento do câncer, entre eles, quimioterapia, radioterapia e/ou imunoterapia, visando prevenção, controle, manutenção e/ou reabilitação funcional frente complicações respiratórias e motoras.

 

Metodologia

O profissional irá vivenciar o dia a dia, os protocolos e condutas do serviço de Fisioterapia do Hospital São Marcos diante do paciente oncológico, realizando acompanhamento das atividades assistenciais conforme agendamento prévio.

 

Programa

 

  • Conhecer equipamentos utilizados pelo fisioterapeuta especialista em oncologia no âmbito hospitalar;
  • Realizar avaliação física e cinesiofuncional específica do paciente oncológico;
  • Aplicar e interpretar escalas, questionários e testes funcionais no cuidado ao paciente oncológico;
  • Determinar o diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico para prescrição do plano terapêutico adequado frente ao câncer;
  • Realizar intervenção fisioterapêutica frente ao câncer para a preservação, manutenção, desenvolvimento e restauração da integridade cinético funcional de órgãos e sistemas em todas as fases do desenvolvimento humano;
  • Registrar em prontuário consulta, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, evolução, intercorrências e alta fisioterapêutica hospitalar no cuidado ao paciente oncológico.

COORDENAÇÃO

Bruna Lorena Soares Cavalcante Sousa

Doutoranda em Ciências da Reabilitação - Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Piauí

Especialista em Fisioterapia em Oncologia pelo COFFITO/ABFO

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

OUTROS CURSOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies