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I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL SÃO MARCOS: DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM TERESINA - Hospital São Marcos

I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL SÃO MARCOS: DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM TERESINA

I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL SÃO MARCOS: DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM TERESINA
CURSOS ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

PÚBLICO ALVO

Profissionais e estudantes de enfermagem, medicina e fisioterapia.

CARGA HORÁRIA

25 horas

PERÍODO

24 a 15/11/2017

INVESTIMENTO

R$ 50.00 INSCRIÇÃO

SOBRE O CURSO

Milhares de vidas são salvas a cada ano pelo atendimento médico de urgência. Os avanços no campo da saúde, nos últimos 50 anos, foram significativos. No século passado, a maioria dos pacientes de emergência que entravam nos hospitais, acabava morrendo. Hoje se observa que, em grande parte, os pacientes conseguem recuperar-se e retornam a uma vida normal. A urgência e emergência corresponde a uma área de interesse dos profissionais e estudantes da área da saúde. Todos em algum momento terão contato com essa área e muitas vezes surge a dúvida de como agir em determinadas situações. Dessa forma, o aprimoramento teórico e prático se faz essencial para a formação de profissionais preparados para oferecer uma assistência completa e segura ao cliente. Assim, o I simpósio de Urgência e Emergência vem com a proposta de atualizar conhecimentos e abordar os desafios do atendimento de urgência e emergência em Teresina, PI.

 

DATA E HORÁRIO DO CURSO

24/11/2017 – 08:00h as 18:00h

25/11/2017 – 09:00h as 16:30h


INSCRIÇÕES

De 15/09/2017 até 23/11/2017 (14:00h).

As inscrições serão efetuadas através do site do hospital e efetivadas mediante a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

- Estudantes: R$ 50,00

- Profissionais do HSM: R$ 50,00 

- Profissionais outros: R$ 70,00


FORMAS DE PAGAMENTO

1º- Pagamento através de depósito bancário ou transferência para conta no Banco do Brasil (Conta Corrente nº 6760-1, Agência 5121-7, Centro de Ensino e Pesquisa). Realizar o pagamento ou transferência, digitalize e anexe o comprovante no site. Aguarde a confirmação da inscrição via e-mail.

2º- Todos os cartões (ir diretamente na tesouraria do Hospital São Marcos). Realizar o pagamento, digitalize e anexe o comprovante no site. Aguarde a confirmação da inscrição via e-mail.

Obs.: Inscrição estudante, anexar comprovante de matrícula em instituição de ensino (IES) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

 

INFORMAÇÕES

Centro de Ensino e Pesquisa (horário de funcionamento - 07h às 17h)

(86) 2106-8102

centrodepesquisa@saomarcos.org.br

 

 

EDITAL DO CONCURSO DE TEMAS LIVRES E- PÔSTERES DO I SIMPOSIO MULTIPROFISSONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

1. OBJETIVO

1.1. O presente edital tem como objetivo promover pesquisa como forma de desenvolvimento do conhecimento na área de Urgência e Emergência e estímulo à formação de pesquisadores.

2. INSCRIÇÃO

2.1. Podem participar do concurso trabalhos inéditos na área de Urgência e Emergência de autoria de acadêmicos, regularmente matriculados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil e por profissionais formados de todas as áreas de ensino.

2.2. A inscrição dos trabalhos será feita através do resumo dos mesmos, pelo e-mail: eventoscientificoshsm@gmail.com, no prazo de 15 de setembro de 2017 a 15 de novembro de 2017. (ANEXO 01)

2.3. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 6 (seis) autores, incluindo-se obrigatoriamente o orientador.

2.4. Cada autor poderá ser inscrito como apresentador de, no máximo, 02 (dois) trabalhos. Não há quantidade limite para envio ou coautoria.

2.5. Os trabalhos somente poderão ser submetidos com inscrição confirmada no evento;

2.6. Os componentes da Comissão Organizadora não poderão submeter trabalho, como autores e/ou apresentadores de trabalhos, sendo permitido apenas participar como coautor.

2.7. A ordem de envio dos nomes dos autores será a mesma emitida no certificado. Ordem recomendada para os autores: autor principal, colaboradores, orientador.

2.8. Não são possíveis alterações posteriores no texto do resumo, bem como alterações de nome dos autores, apresentador ou instituições relacionadas após a submissão do trabalho.

3. CONFECÇÃO DO RESUMO

3.1. O resumo deverá ser redigido em português, segundo as normas gramaticais e ortográficas vigentes;

3.2. O resumo deve possuir no máximo 400 (quatrocentos) palavras, não se contabilizando espaços, ser configurado em fonte Times New Roman 12, estruturado, alinhamento justificado, espaçamento simples. O título deve estar centralizado, com letras maiúsculas e em negrito. Os nomes dos autores deverão ser inseridos de forma completa e sem abreviações logo abaixo do título, o nome do relator deve estar sublinhado. (ANEXO 02);

3.2.1. Não será contabilizado o título, autor(es) e instituição(ções), palavra-chave e referências.

3.3. Deverá ser enviado, através do e-mail: eventoscientificoshsm@gmail.com, no prazo de 15 de setembro de 2017 a 15 de novembro de 2017.

3.4. O resumo do trabalho deverá conter obrigatoriamente a sequência abaixo:

a) INTRODUÇÃO - visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa;

b) OBJETIVOS - apresentação das finalidades do estudo;

c) MATERIAIS E MÉTODOS - descrição dos procedimentos utilizados na realização da pesquisa, como local, amostra, protocolo, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessário;

d) RESULTADOS - destacar os resultados alcançados com o estudo, correlacionando com a literatura vigente;

e) CONCLUSÃO - apresentar as respostas aos objetivos da pesquisa;

As palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br.

3.5. As pesquisas com seres humanos ou animais DEVEM ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo, respectivamente, com a resolução 466/2012 ou 510/16 do Ministério da Saúde ou Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA. A aprovação deve ser declarada e especificada no item Métodos.

3.6. Agências financiadoras ou apoiadoras do trabalho, caso existam, não devem ser referidas no resumo do trabalho no momento da inscrição; estas, entretanto, podem ser referidas no momento da apresentação do trabalho;

3.7. O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo;

3.8. Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.) no resumo. Para a análise e seleção dos trabalhos, somente será considerada a parte textual do resumo. 3.9. Deve constar de 3 a 5 referências bibliográficas no final do resumo, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

3.10. Trabalhos inscritos sem corpo do texto ou incompletos serão desconsiderados.

4. SELEÇÃO

4.1. Todos os resumos qualificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica do evento, sem menção a autores ou instituições relacionadas;

4.2. A avaliação dos trabalhos ocorrerá de acordo com os seguintes critérios: relevância do trabalho na sociedade; originalidade; importância científica; emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho; correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo; qualidade e clareza dos resultados apresentados;

4.3. Os trabalhos aprovados para apresentação serão divulgados através do e-mail eventoscientificoshsm@gmail.com até o dia 17 de novembro de 2017.

4.4. Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no I Simpósio Multiprofissional de Urgência e Emergência, pelos respectivos apresentadores indicados no momento da inscrição, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora e divulgado posteriormente por e-mail.

5. CATEGORIA “E-PÔSTER”

5.1. A apresentação e-pôster deverá ser feita, impreterivelmente, em 6 (seis) minutos seguidos de mais 3(três) minutos para discussão com os avaliadores, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso. Caso nenhum dos coautores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

5.2. O apresentador deve preparar sua apresentação com o máximo de 5 (cinco) slides (PowerPoint) e enviar para orgnização do evento o arquivo entre os dias 15 a 20 de Novembro de 2017.

5.3. A apresentação será feita sob forma de exibição de slides digitais, através de arquivo de extensão *.PPT, *.PPTX, *.PPS ou *.PPSX – Outros formatos serão aceitos somente se o apresentador se responsabilizar pela apresentação. É dever da Comissão Organizadora fornecer computador e projetor da apresentação compatível;

5.4. O primeiro slide deve conter o título, subtítulo (se houver), nome completo dos autores, bem como instituições envolvidas, cidade e Estado. O nome do apresentador deve estar sublinhado;

5.5. Apenas serão aceitas logomarcas ou nomes de laboratórios, hospitais, instituições de pesquisa, fomento ou ensino no primeiro slide da apresentação, estando o trabalho sujeito à penalização pela Comissão Organizadora no descumprimento deste item.

5.6. É vedada a manifestação dos demais autores e/ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos do público e da Comissão Científica.

6. CERTIFICAÇÃO

6.1 Os certificados de todos os trabalhos devidamente apresentados no evento serão enviados para e-mail do autor do trabalho no prazo de até de 30 dias. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado de apresentação e o trabalho não constará nos anais do evento.

7. PREMIAÇÃO

7.1 Os melhores trabalhos serão divulgados na cerimônia de encerramento do evento e receberão certificados de menção honrosa comprovando a respectiva colocação.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este Concurso no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

8.2. Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.

8.3. As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Concurso.

8.4. A inclusão de qualquer trabalho, desde que cumprindo as regras deste Edital, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

8.5. Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Comissão Organizadora.

 

 

Cristina Gomes Siqueira Cardoso

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do

Hospital São Marcos

ANEXO 01

 

CRONOGRAMA

 

 

Divulgação do Edital

15/09/17

Período de Inscrições

15/09/2017 a 23/11/2017

Período de Submissão de Trabalhos

15/09/2017 a 15/11/2017

Período de Avaliação dos Trabalhos

06/11/2017 a 16/11/2017

Resultado dos Trabalhos

17/11/17

Envio do e- pôster para a organização do evento

15/11/2017 a 20/11/2017

Evento

24/11/2017 a 25/11/2017

Apresentação de Trabalhos Aprovados

25/11/2017

 

ANEXO 02

 

TÍTULO DO TRABALHO

 

Nome completo¹. Nome completo ². Nome completo ³.Nome completo 4. (No máximo 6 autores)

 

¹Universidade vinculada, Cidade, Estado. ²Universidade vinculada, Cidade, Estado. ³Universidade vinculada, Cidade, Estado. 4Titulação do orientador. Universidade vinculada, Cidade, Estado.

 

Apresentador:

E-mail do apresentador:

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: Os autores deverão seguir este modelo no momento da submissão, todos resumos deverão ser submetidos em um arquivo do Word, fonte Times New Roman (12), estruturado, espaçamento simples, justificado. Coloque apenas um E-mail de contato. Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez. OBJETIVOS: Apresentação das finalidades do estudo. MATERIAIS E MÉTODOS: Divida este tópico em tipo de estudo, local da pesquisa, características dos participantes, procedimentos, desfechos, descrição dos equipamentos/exercícios, análise estatística e (se possuir) número de aprovação do comitê de ética local (número/ano) ou com outros tópicos que se julgarem necessários conforme o tipo de estudo, sem utilização de subtópicos. RESULTADOS: Atente-se a apresentar os resultados mais relevantes para compreensão do trabalho. CONCLUSÃO: A comissão Científica se reserva no direito de não aceitar os trabalhos que não seguirem as regras e o formato deste documento. (Deve conter no máximo 400 palavras).

 

PALAVRAS-CHAVE: No mínimo 03 palavras, no máximo 5, separado por ponto final, todas devem estar disponíveis nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS)

 

REFERÊNCIAS: Devem conter de 3 a 5 referências e as mesmas devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT.

 

 

          I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

CRONOGRAMA DO EVENTO

 

PALESTRA

Data

MANHÃ

Sexta (24/11/17)

08:00 Credenciamento

09:00 Abertura de solenidade – Enfª Cristina Gomes

09:20 Fluxo de atendimento de urgência e emergência do SAMU- Teresina – Enfª. Francina Amorim

10:10 Intervalo (Coffe break)

11:00 Principais urgências e emergências cardiovasculares –Dr. Wildson De Castro

11:20 Principais urgências e emergências infecciosas – Drª Rosânia Maria

12:10 Intervalo para almoço

TARDE

15:00 Principais urgências e emergências pediátricas e obstétricas – Drª. Rosana Costa

15:50 Atendimento à paciente com SEPSE- Dr Eduardo Mendes

16:40 A simulação realística no aprimoramento do atendimento da urgência e emergência – Drª Elaine Moura

17:50 Encerramento do 1º dia

MANHÃ

Sábado (25/11/17)

08:40 Abertura do 2º dia de evento

09:00 Principais urgências e emergências neurológicas – Enfª Rebeca

09:50 Roda de conversa: Desafios da Urgência e Emergência em Teresina – Jackson Gomes, Jefferson Gomes

Apresentação de trabalho

10:50 Intervalo

11:10 Principais urgências e emergências oncológicas – Dr. Danilo Fonseca

12:00 Panorama do atendimento de urgência e emergência no estado – mercado de trabalho e perspectivas – Enfª Christianne Rocha

13:00 Cerimônia de encerramento

COORDENAÇÃO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O comprovante deve ser comprimido no formato zip

OUTROS CURSOS

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